Quem somos

Uma História de Amor

 

Álvaro de Azambuja Cardozo (Capitão Cardozo) e sua esposa Alice, formavam um casal com fortes e sinceros ideais de amor e fraternidade. A intenção deste casal era montar uma instituição de caridade onde fossem abrigados idosos carentes, porém, não possuíam condições financeiras para tal empreendimento. 

Dona Alice faleceu em 1949 e no ano de 1952, o Capitão Cardozo foi contemplado com o 1º prêmio da Loteria Federal.

 

A seguir, com o dinheiro da premiação, o Capitão adquiriu um terreno, com área de aproximadamente 30.000 m², junto à Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, dando início à edificação da “Casa dos Velhos Irmã Alice”, em homenagem a sua esposa. Os primeiros aposentos levantados já abrigaram de imediato o Sr. Álvaro e alguns idosos carentes, que passaram a usufruir da solidariedade a que se propunha a Casa dos Velhos. Sua dedicação para a construção e manutenção da “Casa”, foram permanentes até seu falecimento em 20 de Março de 1970.

No decorrer da década de 70, foram construídos os quatro novos pavilhões de alojamento, a cozinha, o refeitório e o salão de recreação. As construções foram patrocinadas respectivamente pelo Lions Club de Guarulhos e pela Associação Pró-Vida. Desde o início, a manutenção da instituição dá-se por meio de doações feitas por alguns indivíduos e algumas empresas, sensíveis à solidariedade.

 

Com os esforços e dedicação de todos os envolvidos com a Casa dos Velhos, pode-se salientar que os velhinhos aqui abrigados são tratados de forma fraterna, carinhosa e amorosa, como sonharam o Capitão Cardozo e a Dona Alice.

 

Estatutos sociais: 
Art. 2º - A Casa dos Velhos Irmã Alice, tem por finalidade, prestar assistência integral a pessoas idosas do sexo masculino, reconhecidamente carentes, em regime de internato semi-aberto, gratuito. 

Art. 3º - No desenvolvimento de suas atividades, a Casa dos Velhos Irmã Alice presta serviços exclusivamente gratuitos, não fazendo distinção alguma quanto à raça, cor, condição social, credo político ou religioso, conforme a legislação em vigor. 

Estatuto Social:
O estatuto social da Casa dos Velhos Irmã Alice está registrado no 3º Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital de São Paulo desde 28-05-1952 (microfilme nº 601321/2010).